14 novembro 2003

Entrada recente dos Diários do Ministro Plenipotenciário Charles Calixto

Dos célebres Diários do Ministro Plenipotenciário Charles Calixto

14/XI/03 - Ia a sair da Bertrand quando esbarrei no Embaixador Adriano de Freixedas. Detentor de uma notável folha de serviços, Freixedas chefiou algumas das nossas mais importantes embaixadas e rematou a sua longa carreira como Secretário Geral do MNE. Arrimado a uns 90 anos sempre saudáveis, tempera o retiro que se impôs algures nas Beiras com frequentes incursões à Capital. Beneficio do privilégio de o haver tido como chefe na Secretaria de Estado.

- Oh! Calixto, que bom vê-lo. Como está? O que é que faz agora? Satisfaço-lhe a curiosidade.
- Ouça, e como é que se estão a dar com a nova Senhora Ministra? Há muito que se impunha uma Senhora para esse cargo. O próprio Marcello Caetano chegou a pensar nisso, mas não teve tempo...
- Bem, contrasta com o antecedente.
- O antecedente? Olhe, perdeu-se um bom SG da OTAN. Tinha melhor perfil do que o Vitorino que não conseguiu ganhar a confiança dos “gringos”. Que é feito dele?
- De momento está na “câmara de descompressão”. Depois seguirá para o previsto destino.
- Hum... e então a Senhora Ministra?
- Quer mesmo saber a minha opinião? Eu diria que ela é tão inteligente quanto o outro, bem menos irascível, mas há reticências...
- Reticências? Não goze comigo. Vc. acredita nisso?
- «Yo no creo en brujas, pero...»
- Deixe-se de tretas, Calixto. Está a deixar-se dominar por preconceitos.
- Ouça, estimado Mestre, o facto é que as mulheres invadem o MNE e, aos poucos, assenhoreiam-se dos melhores Postos.
- Mas que grande machista Vc. me saiu, Calixto!
- Veja bem: tirando os casos especiais da «Noviça Rebelde» e da nossa temível «Joana d’Arc», o resto das Embaixadoras vai-se encaixando por essa Europa fora...
- Apre Calisto! Com tantos anos de Casa e não aprendeu nada – brada o embaixador agitando a inseparável bengalinha - as Senhoras são uma força social e vão ser a salvação da Carreira. E quantas mais entrarem mais difícil será para esses jornalistas invejosos atacarem a Secretaria de Estado!

E logo recuperando o sorriso de diplomata experimentado, Freixedas consulta o relógio de bolso para me dizer:

- Hoje é quarta-feira? É dia da tradicional feijoada no «Belcanto». Venha daí almoçar, meu caro Calixto. É meu convidado.


Off the record para uma Nota off the record: O facto de haver uma tertúlia de embaixadores reformados que se reune todas as quarta-feiras no Belcanto é pura coincidência.

Sem comentários: