16 novembro 2003

Nota Confidencial 2 - O mistério de Manuela Franco

Do Chefe da Missão Temporária de NV nas Necessidades:

«Diz você que Teresa Gouveia não existe. Quer, com certeza, dizer que ela contrasta com a forçada ubiquidade de Martins da Cruz, que parecia ter um afã de protagonismo quase diário, o que terá criado engulhos a sectores do gabinete de Durão Barroso e em outras áreas do Governo, em especial a Defesa e a Administração Interna.

«Teresa Gouveia, ao que se sabe, estará a 'tomar o pulso' administrativo ao MNE e, num plano mais político, a entrar nos dossiers, em especial os europeus, dado que representa Portugal na CIG.

«Mas se há mistério na equipa governativa do MNE, esse mistério chama-se Manuela Franco. Existe ? Já se lhe ouviu uma opinião ? Tem ideias sobre o sector da Cooperação ? Tem uma estratégia nova ? O Instituto Camões tem recebido directivas ? E a APAD ? A única certeza que existe é que, como muitos presumiam, o seu papel vai restringir-se à área da Cooperação, como, aliás, tem sido regra com os seus antecessores, muito embora mantivessem, como ela, os 'Negócios Estrangeiros' no título.»


A presente nota está para despacho.

Sem comentários: