18 fevereiro 2006

Além dos Pronomes das Necessidades. Dr. On, Prof. Off ou simplesmente Sr. Nome

Dos Notadores. Porque hoje é Sábado e ontem falámos de Mr. Monteiro...

"
Sem bater excessivamente no "small blind man", mas porque não nos chega a normalização europeia no tratamento de nomes e títulos?

Temos, ou tivemos Ministros Doutores como o Doutor Salazar e o Doutor Amaral, ou o Professor Pinheiro. Mas de resto não somos todos senhores(como no Parlamento são os deputados). Bata-se no cego que temos colocado na berlinda, o local organizações internacionais do MNE. O Chefe de Delegação do BEI, que não é nacional português, é um simples senhor, embora seguramente tenha a mesma qualificação profissional(carreira A, com qualificação profissional mínima equivalente à licenciatura portuguesa), enquanto os Chefes de Delegação do Parlamento Europeu e da Comissão, são generosamente promovidos de Senhor a Doutor.

É questão antiga que transcende o MNE e se alarga a toda a sociedade portuguesa vd a emissão de títulos nas cartas de crédito - mas podia dar-se o exemplo, ou optar. Se queremos seguir a tradição portuguesa teremos sempre o Dr. Koffi Annan, o Dr. Jacques Delors(não caindo no exagero de Dr. Tiago Delors), o Dr. Anthony Blair, o Dr. Nelson Mandela. Se seguirmos a tradição europeia predominante, teremos o Senhor António Monteiro, o Senhor Guterres, etc.

E já agora o segundo tabú (tão complexo como o casamento de homossexuais), que sentido manter nomes compostos com quatro apelidos e dois nomes próprios. Apenas a Presidência da Comissão Europeia fez Barroso quebrar este tabú, a par de um outro que agora não vem ao caso (aceitar com bonomia os reparos que Cohn-Bendit fez à sua condição de antigo maoísta?

Se enquanto Ministro, o Embaixador Cruz subscreve uma carta assinada ao seu colega Senhor Straw, não se pode exigir que a resposta se enderece a ninguém mais do que o Senhor Cruz, senão que o Dr. Cruz tivesse se endereçado ao Dr. Straw. Se num debate na televisão os moderadores se endereçam ao candidato Silva por Senhor Professor, porque não se dirigir ao adversário por Doutor (ou Professor Louçã).

Ainda nesta linha. Terá chegado às Necessidades algum telegrama (assinado Gomes, Lã, Guimarães, Barata, Moura, Cabral, Ribeiro, Costa ou n'importe quoi) dizendo " Esta imprensa dá maior repercussão eleição Presidente Silva" ?

Aguardando que a questão seja esclarecida, em espírito republicano, e com o devido respeito protocolar, talvez por oportunidade de uma próxima visita do Senhor Doutor Alberto Kelly Grimaldi ,

cordialmente

M.

Sem comentários: