26 junho 2011

REGISTO Ò 124 embaixadas em Brasília

Mário Vilalva, embaixador em Lisboa

    Cinco décadas depois de Brasília como capital (1960), a cidade tem sedeadas 124 embaixadas, pelo que é a 13.ª capital com mais cartas credenciais do mundo. Desde 2003, abriram 28 novas embaixadas, grande parte de países africanos, e neste momento mais 13 países ponderam abris representações permanentes, entre os quais o Afeganistão, Butão, Cazaquistão, Ilhas Fiji, Jamaica, Mongólia e Serra Leoa. No exterior, o Brasil mantém 132 embaixadas e, desde 2002, abriu 218 postos – entre eles, além de embaixadas, também consulados, escritórios e representações. Em Lisboa, o Brasil tem duas representações diplomáticas permanentes (bilateral e junto da CPLP) e um consulado-geral, qualquer dos três postos chefiados por diplomatas com o grau de embaixador.

2 comentários:

Francisco Seixas da Costa disse...

Caro Carlos Albino

Posso estar enganado, mas em termos de embaixadas residentes, Brasília deve contar-se num grupo muito mais restrito dos que as 13 que referiu. Para além de Nova Iorque (por razões óbvias), Paris, Londres e Wahington, tenho dúvidas que haja capitais que tenha mais embaixadas sedeadas do que Brasília. A verificar: Moscovo, Pequim, Cairo, Berlim e Roma.

Notas Verbais disse...

Prezado embaixador Francisco Seicas da Costa

Vou contar outra vez. Pelas contas que fiz, Brasília é 1.ª da América Latina, 13.ª no mundo. Vou recontar. Obrigado pela observação.