Mostrar mensagens com a etiqueta Estónia. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Estónia. Mostrar todas as mensagens

03 março 2007

[Tallinn] Embaixada Portuguesa. Com o Número 10 no lampião

(Clique na foto para ampliar. O lampião não cai)


O número Dez daquele lampião. Dizem os que acreditam na sorte protocolar dos números, que o Dez é o número da perfeição das obras diplomáticas e da plenitude consular. Para já, a Chancelaria de Portugal na Estónia e a Residência oficial têm a sorte de ficarem situadas em pleno centro histórico de Tallinn, belíssima cidade medieval, cujo Centro Histórico é Património Mundial da UNESCO. Até princípios do século XX designada por Reval, a capital da Estónia conta com 400.000 habitantes, aproximadamente um terço da população total do país que é é um dos três Estados Bálticos, com uma porção continental e um grande arquipélago no Mar Báltico.
    A Estónia confina a norte com o Golfo da Finlândia (e através dele, com a Finlândia) a leste com a Rússia, a sul com a Letónia e a oeste com o Mar Báltico. Em 1999, a Estónia teve o seu pior ano económico desde a independência em 1991, em grande medida devido ao impacto da crise financeira russa de Agosto de 1998. Todavia, hoje, é já uma história de sucesso, a deste pequeno país tão marcado pelo sofrimento e pelas sucessivas ocupações mas que no entanto encontrou grandeza e força para reconquistar a sua independência, aderir à UE e à NATO e atingir hoje um crescimento económico anual de 11%.
A Embaixada de Portugal em Tallinn, fica no n.º 10 (Kohtu, Tompea)

Chefe de Missão: embaixadora Ana Paula Grade Zacarias
Telefone: (00372) 611 74 63 /68
Fax: (00372) 611 74 67
Email: emb.portugal.tallin@gmail.com
Secção ConsularTelefone: (00372) 611 74 67
Não dispõe de site oficial

Carência desta embaixada que conta com uma equipa jovem e dinâmica, é, à evidência, a de um Conselheiro Comercial que, para além do teria, deveria e poderia fazer na Estónia, acompanhasse o conjunto dos Países Bálticos, e pudesse orientar os investidores e os exportadores portugueses que nessa área pretendem colocar os seus produtos. No actual modelo português, é trabalho para a AICEP na calha das reformulações que se sucedem às reformulações que se reformulam até à próxima reformulação sem cessar.

Mas há um lenitivo. Como em Tallinn não há Brazileira, nem 31 da Armada, muito menos Vela Latina, a comunidade portuguesa na Estónia, que não chega a vinte almas que já ganharam o ferrete da emblemática contenção nórdica, lá vão se contentando com uma fantástica loja de produtos nacionais a "Casa de Portugal - loja do mercador português" que tem bom “rhum, Carcavelos e Porto"...

[Dia de Tallinn] Embaixada Portuguesa que trabalha merece ter pátio, com certeza

(Clique na foto para ampliar. Para perceber a devassa.)


Posto A, sem dúvida. O pátio interior da Embaixada de Portugal em Tallinn fica muito aquém da vista dos gabinetes para os claustros e jardins das Necessidades, mas sabemos que por lá se trabalha como se fosse Posto A. Sabemos, sabemos. Sabemos que esta nova embaixada de Portugal foi erguida por uma pequenina mas valorosa e dedicada equipa de funcionários locais - tão pequenina que nem dará para "desatar ao biscoito".
    Mas a embaixada abriu e, também sabemos, foi equipada, com o apoio e o profissionalismo da DGA (nem sempre cai nódoa em bom pano). E em poucos meses de 2006, esta nova e pequena embaixada pode orgulhar-se de ter feito o que algumas grandes e disputadas embaixadas não conseguem fazer em dois, três anos – em Julho, foi uma "Semana de Portugal" com eventos destinados a dar a conhecer alguma coisa da cultura portuguesa e promover Portugal como destino turístico, antes mesmo de, em Setembro, haver inauguração formal por Manuel Lobo Antunes na visita oficial à Estónia...
    Em Outubro, foram concretizados Protocolos de Cooperação com as duas principais Universidades estónias para o ensino da Língua e da Cultura Portuguesas e, em Dezembro, não houve mãos a medir nos preparos da visita de trabalho a Lisboa do Primeiro Ministro estónio, Andrus Ansip.
    Há postos que são A, independentemente de serem classificados B, C ou como pátio interior da diplomacia portuguesa. A foto do pátio aqui está e é mesmo Posto A! Embaixadora Ana Paula Grade Zacarias, desculpe mais uma devassa.

[Dia de Tallinn] Embaixada portuguesa. Como o sol nasce por lá, às nove da manhã...

(Clique na foto para ampliar. Enche os olhos.)


Que a Embaixadora Ana Paula Grade Zacarias nos desculpe a devassa. Por portas e travessas NV foram ao terraço da Embaixada em Tallinn e documentaram-se: como se vê o nascer do sol às nove da manhã, dessa nova embaixada montada com carinho, é exactamente assim, porque é a essa hora que o sol lá nasce... E é mesmo do terraço!

[Dia de Tallinn] Porquê?

(Clique na foto, para ampliar. Não foge.)

Uma vénia. Porque hoje, sábado, na Estónia, é dia de reflexão - amanhã, o país vai a votos (legislativas) e faz a estreia mundial do e-voting. Ao que se sabe, a nata do jornalismo mundial está já concentrada por lá, apesar dos 20 e tantos graus negativos, precisamente para obervar esse e-voting - os estónios votam confortavelmente a partir das suas residências via Internet, usando o Cartão do Cidadão, o código de eleitor e uma assinatura digital. Pioneiros do e-government e do SKYPE, os estónios são, pois, os primeiros do mundo a realizar eleições via Internet. E já anunciaram a próxima meta: a votação via telemóvel de terceira geração. Querem melhor luta contra a abstenção? Uma vénia aos estónios.

Portugal, desde Novembro de 2005, conta com uma Embaixadora residente em Tallinn, Ana Paula Grade Zacarias (antes eram embaixadores não residentes sedeados em Helsínquia)

E a Estónia, em Lisboa, está representada pelo Embaixador Mart Tarmak, ali no n.º 10 da Filipe Folque, onde rendeu no posto a Embaixadora Aino Lepik von Wiren. Não andaremos longe da verdade se dissermos que o Embaixador Mart Tarmak fala português correntemente e é um grande estusiasta do futebol na Estónia.

Mas é de Tallinn que NV querem falar. Temos o dia todo. O Dia de Tallinn e lá chegaremos à Embaixada Portuguesa. Com Certeza.