19 novembro 2003

[3] A importância de «ir ao Fundo»

Quem gere o Fundo para as Relações Internacionais (FRI)

  • O cargo de Presidente do Fundo para as Relações Internacionais é exercido pelo Secretário-Geral do Ministério, no caso presente o Embaixador Rocha Páris que sucedeu a João Salgueiro.

    Configura-se legalmente como uma entidade com a natureza de fundo público, que funciona sob a tutela do Ministro dos Negócios Estrangeiros, dotado de personalidade jurídica e de autonomia administrativa, financeira e patrimonial tendo como órgãos um conselho de direcção e uma comissão de fiscalização.

  • Desde os 67 mil euros destinados para as Grandes Festas do Divino Espírito Santo de Nova Inglaterra até aos modestos 500 euros entregues ao Cape Town Holocaust Center, a decisão vem daí.

    E os célebres «complementos» de vencimento, atribuídos, com maior ou menor generosidade de tal forma que o vencimento passa a complemento, a conselheiros e conselheiras ou a adidos e adidas em serviço pelas embaixadas, a coisa vem daí também. Naturalmente que tais complementos, sendo de «natureza social», não têm dignidade para serem discriminados no Diário da República cujas páginas, por enquanto, ainda são brancas e não azuis.

    Portanto, os emolumentos são uma alegria, como se diz em Leiria.
  • Sem comentários: