20 novembro 2003

Crededenciais: cerimónia prolongada... Embaixador de Bloguítica é o Decano.

Social e Protocolar

O cerimonial foi prolongado, até pela dificuldade de entendimento de algumas línguas, como por exemplo a do Embaixador de Jumento.

  • De acordo com as práticas internacionais, Bloguí­tica é o Decano dos plenipotenciários acreditados, elevada função que exercerá até 20 de Novembro de 2004. Por ausência ou impedimento, o múnus será desempenhado por π π Room.

  • Registe-se que todos os Embaixadores fizeram discurso protocolar, cada um deles assumindo o compromisso de emviar a NV tradução oficial da respectiva oratória, o mais breve possível. Os discursos serão arquivados em Notas Formais.

  • De entre os Embaixadores há muito acreditados em NV, destaquemos a presença de Terras do Nunca, de Textos de Contracapa, de Aviz e ainda de Portugal-e-Espanha, ambos com farda diplomática a rigor. Portugal-e-Espanha fez questão de ostentar as armas de Olivença na banda da casaca. Muito notada foi também a movimentaçao do Embaixador da Grande Loja do Queijo Limiano que se fez acompanhar de nutrida delegação simbólica, ficando na memória de todos.

  • Abrupto, como era de esperar, esteve ausente da cerimónia, distraí­do que ficou a ler o Protocolo I adicional às Convenções de Genebra, na Sala de Arquivo. Quando chegou, já a cerimónia tinha acabado...

  • Ausência justificada foi a da MNE Teresa Gouveia atarefada que está com a preparação do Exercício Conjunto EU/Aliança Atlântica, o «CME/CMX03». A Ministra dos Negócios Estrangeiros e Comunidades Portuguesas, prepara meticulosamente a sua contribuição para as manobras pois, pelo que se sabe, estará presente na próxima segunda-feira, 24 de Novembro, da parte da manhã, na Célula de Gestão de Crises do Ministério dos Negócios Estrangeiros, para se inteirar do andamento do exercício, admitindo-se que um dos célebres submarinos de Paulo Portas seja colocado nos claustros, para o que já foi desbloqueado um subsídio do FRI.
  • Sem comentários: