06 novembro 2003

Durão Barroso quer resolver «um pequeno problema»...

Com a devida vénia, transcrevemos dos "Diários" do Ministro Plenipotenciário Charles Calixto a seguinte entrada:

"5/XI/03 - Hoje fui até à Baixa e acabei por almoçar num discreto restaurante da Rua dos Correeiros. Preparava-me para atacar uma iscas de fígado quando surpreendi a seguinte conversa na mesa ao lado:

- Então como vão as coisa lá pelo MNE?
- O habitual. Houve uma certa esperança com a nova equipa, mas na Secretaria de Estado ainda não sabem aplicar a máxima do Príncipe de Salinas...
- Mas a Ministra...
- ... aos costumes disse nada. Ganhou nas sondagens talvez porque o seu toque balzaquiano ainda inspira muitas boas almas do antigo Convento das Necessidades.
- Ah! Não é essa a impressão que temos em São Bento. A política externa está a mexer: Veja a visita do Sr. Primeiro Ministro a Angola: digam o que disserem, foi um êxito...
- Em que a Ministra não entrou, embora conste que mandou alguém da sua absoluta confiança "just in case"... Houve, porém, um facto inopinado: a visita do Presidente brasileiro a Angola, logo a seguir à do PM português. E corre por ai - ironias do Destino - que o Lula até incluiu portugueses na sua comitiva.
- Esses brasileiros, esses brasileiros... E diga-me, o Secretário Geral do MNE não foi ? Afinal, trata-se de uma antigo Embaixador de Portugal em Luanda.
- Não se quis explorar essa vertente. Mas diz-se que para o ano que vem, lá para depois das Festas da Senhora da Agonia, o SG avançará para o ambicionado destino.
- Não sei. Parece que o Sr. PM quer ver resolvido um pequeno problema da esfera diplomática e prepara-se para pedir mais um serviço ao SG.
- E o que é?
- Trata-se... Ouça, vamos mas é pedir a conta e continuamos a conversa depois. Nunca se sabe se esse gajo das "Notas Verbais" não nos estará a ouvir...»

Sem comentários: