05 novembro 2003

Embaixadores Portugueses: «Estejam calados!»

O Embaixador da Alemanha promove hoje, em Lisboa (consultar Agenda Diplomática) um encontro com Jornalistas – Stammtisch – em que podem ser feitas todas as perguntas sobre a Alemanha, quer na área política, quer nas área económica, quer ainda na área cultural. Câmara de Comércio e Indústria Luso-Alemã e Goethe-Institut comprometem-se na acção.

  • E os Embaixadores Portugueses acreditados em capitais estrangeiras quererão, poderão eles imitar o seu homólogo alemão de Lisboa?

    Talvez não.

    Primeiro, porque têm ordens rigorosas para apenas falarem com Jornalistas depois de autorizados pelas Necessidades, caso a caso.

    Segundo, na suposição de tal autorização, a vontade não será muita, na generalidade das capitais até porque os problemas são em demasia (atabalhoada reestruturação consular, crescentes problemas nas comunidades portuguesas, reforma do ICEP sem garra e sem realismo, Instituo Camões tal como o patrono, cego de um olho).

    Terceiro, na suposição de haver mesmo muita vontade, os meios são escassos, o apoio de Lisboa é nulo (a «corda» dos seminários diplomáticos em cada início de ano dá para pouco tempo).

    Todavia, a primeira das limitações ou a lei da rolha, é decisiva: representam o Estado Português mas não podem falar. As Credenciais são para para Figura de Corpo Presente. As instituições funcionam, garante Sampaio.
  • Sem comentários: