23 novembro 2003

Lourenço dos Santos: Do «risco» que correu na OCDE em Paris a «Encarregado de Missão» em Bissau

Notas Verbais andariam mesmo muito distraídas, se não dessem conta pública do escândalo que envolve a nomeação do ex-Secretário de Estado da Cooperação, António Lourenço dos Santos para «Encarregado de Missão» na Guiné-Bissau.

  • Habituado a aceitar “riscos”, Lourenço dos Santos foi nomeado por este Governo para coordenar toda a acção portuguesa naquele país, com um ordenado principesco que evitou o seu regresso à cooperativa leiteira onde Martins da Cruz o tinha descortinado, antes de o convidar para o Governo – com o “sucesso” que se viu…

    Lourenço dos Santos passeia-se hoje como uma espécie de delegado do Governo português em Bissau.

  • Nestas condições, não seria melhor mandar regressar o embaixador António Jacob de Carvalho, que não tem tutela sobre o novo “Encarregado de Missão” e aparece, perante os guineenses, como uma figura subalterna no tocante à imagem de Portugal?

  • Sendo o embaixador Jacob de Carvalho o representante do Estado, com credenciais do Presidente da República, o Primeiro Ministro terá conseguido uma imaginativa fórmula de subalternizar os embaixadores de Portugal. Espera-se em breve a nomeação de «encarregados de missão» em Washington, Paris ou Londres…
  • Sem comentários: