22 fevereiro 2006

Consulado dos Assuntos Consulares. Nova fase com o embaixador Costa Arsénio

O diplomata José Manuel da Costa Arsénio vai ser o próximo Director-Geral dos Assuntos Consulares e Comunidades Portuguesas, rendendo no cargo Sequeira e Serpa. Costa Arsénio era, desde Março do ano passado, embaixador em Caracas.

Sequeira e Serpa abandona assim um departamento onde desde 1989, logo como Director de Serviços de Vistos e Contabilidade Consular, começou a deixar marca indelével. Em 1994 ascendeu, já como ministro plenipotenciário, a subdirector Geral dos Assuntos Consulares e Comunidades Portuguesas. Pouco depois seria Cônsul Geral em Paris por quatro anos, rumando em 1999 para Montevideu como embaixador, mas por pouco tempo – em 2002 regressa às Necessidades como Director-geral de sempre, a dos Assuntos Consulares e Comunidades Portuguesas onde, colocado a vários níveis, viu desfilar uma apreciável fila de secretários de Estado. Agora, ruma para a Polónia para o lugar deixado em aberto por Margarida de Figueiredo que, como ontem avançámos, vai assumir outra importante direcção-geral, a dos Assuntos Multilaterais.

Sobre Costa Arsénio, a quem NV já se referiram (clique AQUI) quando estava «esquecido» em Teerão, teremos tempo. Bom nome, para já.; diplomata devotado, até agora.

Sem comentários: