25 janeiro 2004

Mestrados à escolha...

Os mestrados vulgarizaram-se em Portugal como as cerejas e os doutoramentos também. Ainda não chegámos de novo à fase dos anos 60 quando na Faculdade de Letras de Lisboa foi apresentada e defendida uma tese de licenciatura sobre «As 495 Posições do Menino Jesus nos Retábulos Medievais Portugueses»... mas para lá caminhamos - o que não favorece a dignidade e prestígio das Universidades, pelo que NV desafiam o Jumento a coicear competentemente no caso passado e nas sequelas presentes (há quem tenha feito mestrado com a loiça de Sacavém!).

Mas enquanto as Universidades disso não se apercebem, a blogosfera oferece alternativas já homologadas. A leitura de Bloguitica, Mata-Mouros, Aviz, Terras do Nunca e Grande Loja do Queijo Limiano equivale - em cada um desses blogues - a um mestrado. Quanto ao Abruto, NV hesitam entre o bacharelato em pintura e a pós-gradução em sentimentos correntes.

Pensando bem, a qualidade ou a procura de qualidade dos blogues portugueses tem muito a ver com a afirmação externa de Portugal, estando NV cientes de que os blogues também chegam «em minutos» ao célebre computador portátil de Manuela Franco ainda que em segundos façam o mesmo trajecto até ao pesado computador de secretária do meu querido amigo ministro plenipotenciário Charles Calixto.

Sem comentários: