03 março 2004

Lula legal

Segundo se ouviu dizer, um membro do Governo português terá estado recentemente no Brasil, em visita oficial. Se o que se ouviu corresponde à verdade, não deixa de ser diplomaticamente curioso o que o partido presidencial brasileiro acaba de divulgar. É o que se segue, leiam bem e reparem VEXAS, nas omissões:

«O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, disse, por meio de seu porta-voz, André Singer, que é preciso que sejam ampliados investimentos nos países da América Latina. A afirmação foi feita em telefonema ao presidente dos Estados Unidos, George W. Bush. De acordo com Singer, o presidente norte-americano agradeceu e se mostrou disposto a estudar o assunto.

Lula conversou, também, por telefone, com oprimeiro ministro José Maria Aznar (Espanha), e solicitou-lhe, sempre segundo Singer, que o grupo dos espanhóis representantes no FMI apontem ao órgão que aceitem como investimentos e não como gastos os investimentos públicos. De acordo com o porta-voz, Aznar agradeceu Lula e teria prometido estudar o assunto. Lula deve ligar, ainda, esta semana, para os presidentes Jacques Chirac (França); Gehrard Schroeder (Alemanha); e Tony Blair (Inglaterra) para tratar do tema.»

  • É muito possível que tendo Lula da Silva telefonado a Aznar, já não precise de estar mais perto do que é tido como importante em Lisboa. Até porque a palavra Omissão tem, nos dicionários portugueses, já um novo significado – o de «diplomacia económica».
  • Sem comentários: