21 abril 2004

Concurso para Acesso à Carreira Diplomática. Questionário e Respostas

Revelamos o Questionário e as Respostas Certas.

Questionário

1 – Em poucas palavras, diga quem foi Jaime Gama.

Jaime Gama foi um Ministro dos Negócios Estrangeiros do século passado que ficou podre de estragado quando soube que o presidente de júri de um concurso para Adidos de Embaixada, recomendara aos restantes membros do referido júri que se comprometessem - nem mais nem menos - a dar prioridade aos filhos de diplomatas nas avaliações de provas que viessem a efectuar.

2 – Diga como Jaime Gama actuava, em poucas palavras.

O ministro Jaime Gama, sobretudo quando algum escândalo se transformava em assunto nas Necessidades, tinha por hábito ir directamente ao assunto. No caso da história desse concurso para adidos de embaixada, o ministro deu uma grande rabecada ao presidente do júri dizendo-lhe que, enquanto fosse ministro dos Negócios Estrangeiros, não admitia nas Necessidades distorções de provas e outras que tais desonestidades.

3 – Jaime Gama, diga em poucas palavras, teve sucesso?

No caso dos acessos à carreira, nem por isso o ministro terá tido muito sucesso, porque, no MNE, a alguns examinadores foge a mão muitas vezes para se mostrarem complacentes com as proles da corporação. No século passado foi muitas vezes assim.

4 – No máximo de sete palavras, comente a seguinte afirmação: «Há filhos melhores que os pais».

É o caso das «cunhas» para diplomatas.

Sem comentários: