15 abril 2004

Embaixador João Augusto de Médicis. CPLP de luto.

Num hospital de Roma onde se encontrava internado desde segunda-feira, faleceu o Embaixador João Augusto de Médicis, Secretário Executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, uma das raras organizações internacionais com sede em Lisboa. O Embaixador Médicis teve o mérito de estabilizar e serenar o funcionamento interno da CPLP e de iniciar um percurso de credível afirmação externa da organização, designadamente no quadro das Nações Unidas.

Homem probo, diplomata escrupuloso e humanista convicto, o embaixador João Augusto Médicis (ver biografia em Notas Formais) rapidamente somou amizades, simpatias e respeito na comunidade diplomática acreditada em Lisboa. Simples no trato, complacente e cultor do diálogo, estabeleceu um traço indelével no espaço onde gravitam as muitas organizações cívicas, culturais, técnicas e humanitárias atreladas no rastro da lusofonia.

Deixa cinco filhos e era casado com a jornalista Zarvos de Medicis, a quem apresentamos sentidas condolências, pela amizade recíproca que nutrimos e da qual fica viva a suavidade da evocação.

Carlos Albino

Sem comentários: