14 maio 2004

Briefing da Uma. Airbus. Índia. II Embaixada Manuelina. Vitorino.

Briefing da Uma. Onde já vão as 14:45... Pontualidade como esta só na horita da diplomacia mexicana.

(Destaque: a prenda de anos ao Papa)
1 – Airbus/luvas – diplomacia económica
2 – Índia/Sonia/Goa
3 – A Segunda Embaixada Manuelina: prenda de anos ao Papa.
4 – Constituição Europeia/Vitorino

1 – (O Ministério Público, segundo se diz, apurou com segurança ter a Airbus pago comissões para a compra dos quatro aviões A340 pela TAP em 1995 mas arquivou o processo por não poder identificar o beneficiário. O negócio foi diplomacia económica?) - «Como os senhores sabem, em diplomacia económica nunca há beneficiários, há beneficentes e estes por sua vez são benemerentes com beneplácito. Por outras palavras, são todos beneditinos e nesse sentido o Ministério Público manifestou boa fé».

2 – (Com a vitória de Sonia Gandhi na Índia, poder-se-á registar novo fôlego nas relações luso-indianas?) - «Desde que Portugal, por desleixo e falta de visão, deixou cair um interessantíssimo acordo no domínio dos transportes marítimos e das pescas, antes da integração na Comunidade Europeia, dificilmente haverá mais fôlegos. A República da Índia tem deixado sugerido que Portugal nem de Goa – a tal Roma do Oriente - se deve lembrar. E isto acontecerá enquanto a Missão Diplomática Portuguesa em Nova Delhi for considerado posto da Classe C, muito abaixo do extinto consulado em Rouen.. portanto lugar de degredo ou de castigo.»

3 – (Está anunciada uma vasta comitiva de personalidades para a assinatura da Concordata entre Portugal e o Estado da Santa Sé. Será assim um facto tão marcante?) - «Como os senhores sabem, Portugal apenas não envia Embaixadas Manuelinas ao Papa quando não pode. E como agora parece que pode, este é um sinal francamente positivo da retoma. Na verdade, vão 47 personalidades mas apenas duas – na Cidade do Vaticano e não em Roma – vão ter papel activo pelo lado português: o Primeiro Ministro Durão Barroso que, juntamente com o Cardeal Angelo Sodano, presidirá ao acto protocolar e a MNECP Teresa Gouveia que trocará os instrumentos diplomáticos assinados com o seu equivalente do Vaticano, arcebispo Giovanni Lajolo. Já NV tinham sugerido que o embaixador Pedro Ribeiro de Menezes prepararia uma bela prenda de anos ao Papa no dia do 84.º aniversário de João Paulo II, precisamente no dia 18. Nem todos os Países podem oferecer uma Embaixada Manuelina e com Manuela Ferreira Leite.»

4 – (Boas ou más perspectivas para a Constituição Europeia? E a sucessão de Prodi?) - «Há um velho dito português que serve para o caso: a carroça está à frente dos bois. Quanto à sucessão de Prodi, aguardamos pela resposta polaca ao pedido do Presidente Jorge Sampaio.»

Sem comentários: