26 maio 2004

Briefing da Uma. Terrorismo. Europeias. Remodelação. Freitas do Amaral.

Briefing da Uma. Boa tarde!

1 – Terrorismo/Al Qaeda.
2 – Eleições para a Europa.
3 – Remodelação não afectará Cesário nem Manuela Frank...
4 - Freitas do Amaral.

1 – (O Instituto Internacional de Estudos Estratégicos de Londres afirma que a rede Al Qaeda dispõe de 18 mil agentes espalhados por 60 países. Esse número coincide com as estimativas da inteligência portuguesa?) - «Não, não coincidem. Segundo os nossos dados, a Al Qaeda não terá tantos homens, terá apenas 17.999 agentes em 61 países. Como se sabe, os britânicos também não acertaram no Iraque e foram as nossas informações sobre as armas de Saddam que acabaram por ser confirmadas no terreno.»

2 – (João de Deus Pinheiro, entre o muito que já disse, garantiu que os 24 próximos eurodeputados portugueses serão “embaixadores” de Portugal na Europa. Pode comentar?) - «Não merece comentário, uma vez que tais “embaixadores” a que Deus Pinheiro se refere não vão fazer estágios não-profissionais e não-remunerados pelo que, manifestamente, isso sai da alçada das Necessidades.»

3 – (A tão falada remodelação governamental irá afectar a composição da equipa das Necessidades?) - «Caso ocorra remodelação, é bem possível que isso aconteça em parte. O que será uma pena. Manuela Franco está já a ser conhecida pelo mundo judaico afora como Manuela Frank, José Cesário tem sido pura e simplesmente notável e a ministra Teresa Gouveia já trata os dossiers por tu-cá tu-lá como tem sido evidente. A única excepção é Costa Neves, nos Assuntos Europeus, matéria que está a ser rodeada de tal secretismo que, a haver remodelação, deverá transitar para o SIS/SIEDM.»

(Diz que Teresa Gouveia já está por dentro dos dossiers. Pode exemplificar?) - «A ministra conseguiu o inimaginável. Comos sabe o Estado Português tinha relações políticas e diplomáticas cortadas com o Estado Saramago. Teresa Gouveia, como MNE, conseguiu o restabelecimento das relações plenas entre os dois Estados, resultado que dificilmente conseguiria como Ministra da Cultura.»

4 - (Freitas do Amaral, embaixador em Londres?) - «Não nos admira».


Sem comentários: