Santo Deus! E não é que encontrámos o Embaixador Agapito Barreto, sem aquele ar de careta com que se passeia no MNE e a falar pelos cotovelos no pavilhão para mudar o mundo instalado no Rock in Rio?
Depois do habitual «Então, Embaixador?», puxa-nos para o lado:
«Meu caro, você nem sabe o que se passa e a Teresa calmíssima no México! Não sabe que os telhados das Necessidades abateram?»
Nem queríamos acreditar. Mas como é que isso aconteceu?
«Meu caro, na Sexta-feira terminou o prazo para que os serviços internos e externos do MNE enviassem imperativamente para as Necessidades, cada um, os cinco objectivos para melhoria dos postos e serviços.»
E Agapito não resistindo já a dançar ao som de Are You Gonna Be My Girl dos Jet, solfeja por entre trejeitos de diplomata rejuvenescido, sem obedecer a sustenidos e a bequadros:
«Fo-ô-ram-ram tan-an-an-tos os ó-óbje-ti-i-i-vos-os, oh iu! ié! tan-an-tos que os te-e-e-lhá-á-á-dos das Ne-e-e-ci-i-i-i-dá-á-des, oh iu! ié! i-iá! Não agu-uu-entáram! Oh iu!ié! Caí-í-íram! ié!»
E já nem ouvia os nossos apelos à clave da calma, estava perfeitamente inebriado com os Jet. Nem quis responder a se os bombeiros lisbonenses lá estavam de agulheta preparada contra eventual incêndio ou se os sapadores estariam a acudir aos dois heróis da coitada Cifra, por certo soterrados sob telhas à mistura com armários de Manuela Frank, reestruturações de Cesário e, desastre maior, a jarra de estimação de Teresa Gouveia:
«Oh ié! iú! Aqui-i-i-lo fo-o-o-i uma chu-u-u-va de mi-ii-lha-a-res de, oh iú, ié, de o-o-bje-e-e-ti-i-vos, ié, iá!!!»
Mas caíu tudo?
«Tu-u-u-do! Ié, iá! O tercei-i-i-ro an-an-an-dar, ié! foi to-o-odo! Nã-ã-ã-o agu-u-u-entou, iá!!! Com o-o-o pe-e-e-so, oh ié! iá!!!»
E por lá continuou Agapito a cantar uma letra que os Jet jamais imaginariam, sem qualqquer receio que Manuela Ferreira Leite por ali surgisse também a cantar - Vo-o-cê-ê, ié! nã-ã-ã-o me-e-e-re-ce o or-o-or-de-na-a-ado, iá! - Nem deu pela nossa retirada apressada a caminho das Necessidades aonde estamos quase a chegar para nos certificarmos se os objectivos dos postos externos caídos sobre os telhados do MNE terão feito mesmo esses estragos! Será verdade? Vamos ver.
Sem comentários:
Enviar um comentário