09 julho 2004

Briefing da Uma. Gibraltar, Prodi, Venezuela, Funcionários e Chipre.

Briefing da Uma. «É indispensável boa memória após se ter mentido», já lá dizia Pierre Corneille que não participou em nenhuma coligação portuguesa.

1 – Gibraltar
2 – Comissão Europeia/Poluição do Ar
3 – Venezuela
4 – Funcionários do MNE nos serviços externos
5 – Chipre

1 – (O Governo de Madrid protesta contra a presença do submarino nuclear britânico ‘Tireless” no porto de Gibraltar. Portugal tem alguma palavra a dizer?) - «Lisboa nada tem a dizer sobre essa matéria. Sabe-se que não é o nuclear que incomoda Madrid mas o significado dessa presença em termos de soberania britânica sobre a colónia. Quando muito, a propósito desse caso, Lisboa apenas pode lamentar que o território de Olivença não tenha mar…»
2 – (A Comissão Europeia processou Portugal pela falta de planos contra a poluição do ar designadamente em Lisboa e Porto. Será Prodi em acção?) - «Sobre isso apenas se pode garantir que a partir do momento em que José Manuel seja o Presidente da Comissão deixará de haver poluição em Lisboa e no Porto causadora de mortes prematuras, doenças respiratórias e cancro. O presidente será português e não haverá processos contra Portugal porque os portugueses há muito que estão habituados a converterem o sofrimento e a morte em dádivas ao prestígio pessoal dos homens providenciais o que não é obviamente o caso de Prodi com este gesto inamistoso.»
3 – (O Estado Português através do MNE está a exigir o reembolso aos repatriados da Venezuela. Há algum esclarecimento oficial sobre a matéria?) - «É bem possível que José Cesário nomeie cada um desses portugueses maltratados pela sorte como cônsules honorários e ficará tudo resolvido.»
4 – (Os funcionários do MNE dos serviços externos queixam-se de situações humilhantes e indignas, mostrando-se decididos a fazerem greves. Há alguma solução para estes casos?) - «Sobre essa matéria, confirmamos que o Sindicato dos Trabalhadores Consulares e Missões Diplomáticas há dois anos que alerta, pede diálogo, quer soluções, expõe casos dramáticos e até escandalosos para a imagem do País no exterior.»
5 – (Os gregos de Chipre insurgem-se contra o plano da União Europeia para ajuda ao Norte da ilha, predominantemente turca. Portugal, como membro da União, tem alguma posição definida sobre a matéria?) - «Portugal tem sobre essa matéria uma posição clara e inequívoca mas é um segredo de Estado dada a nossa experiência com a Ilha da Madeira.»

Sem comentários: