22 julho 2004

«Célula de Abate» - o que é

A mais recente entrada no estimável Dicionário Diplomático troca precisamente por miúdos o que é uma «Célula de Abate» nas Necessidades.

Por ora não damos exemplos, mas esta deliberada omissão não é propriamente uma deferência para algumas más consciências. É apenas dar tempo ao tempo para que alguns comportamentos escabrosos do passado não voltem a repetir-se nas Necessidades. Estamos entendidos?

Por certo que o nosso querido ministro-plenipotenciário Charles Calixto está farto de encontrar nos corredores das Necessidades bons funcionários completamente ultrapassados, ou mesmo na prateleira, que, de uma forma kafkiana, nunca pereceberam o que lhes aconteceu, sobretudo porque é que, de um momento para o outro, foram inexplicavelmente rotulados de incompetentes e incapazes... Outros há que também nunca se percebeu porque é que são tão bafejados pela sorte e, como agora corre, tão polivalentes. Sobre estes, normalmente diz-se - «devem ter bons protectores ou são amigos de alguém no Governo!» ou que «devem ser mesmo muito capazes ou eficientes, sem que tal, contudo, seja visível a olho nú». Mas para quem sabe, na maioria das vezes e nem mais nem menos, esses ou são as vítimas e/ou os favorecidos da «Célula de Abate». Estamos entendidos?

Verbete no Dicionário Diplomático


Sem comentários: