27 setembro 2004

Briefing da Uma. Consulado-Geral de Portugal em Toronto: inquérito em curso, resultados na próxima semana.

Briefing da Uma. Regra que todos os cônsules deveriam seguir: «Beneficium accipere, libertatem est vendere», aceitar um benefício é vender a liberdade. A regra é do antiquíssimo latino Publílio Siro.

1 – Toronto
2 – Cimeira Portugal-Espanha

1 – (Que desenvolvimentos prevê para o Consulado-Geral em Toronto?) - «Podemos adiantar que o MNE vai proceder a um inquérito sobre o incidente que envolveu o diplomata Artur Magalhães, titular desse posto. Os resultados do inquérito, a ser conduzido pelo Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Carlos Gonçalves, serão apresentados ao Ministro na próxima semana. O diplomata Artur Magalhães foi formalmente chamado pelas Necessidades a Lisboa, estando completamente posta de lado, neste momento, a hipótese de regresso ao posto. O Ministério está a ponderar, para breve, a nomeação de um novo Cônsul-Geral com perfil adequado. A decisão apenas poderá retardar em caso de recusa por parte de diplomatas, sabendo-se que as Necessidades, em função do que episodicamente tem ocorrido nessa importante e estratégica área consular, querem evitar uma nomeação compulsiva. Por outras palavras: o MNE quer em Toronto um diplomata motivado, com currículo prestigiado e provas dadas. Vai ser difícil mas não é impossível.»

2 – (Não diz nada sobre a próxima cimeira ibérica?) - «Em primeiro lugar não se trata de uma ‘cimeira ibérica’ – para tanto, Andorra que é um Estado soberano e com relações diplomáticas com Portugal, teria que participar. É uma Cimeira Luso-Espanhola e nada mais. Naturalmente que falaremos desta cimeira que decorrerá na próxima sexta-feira, 1 de Outubro, em Santiago de Compostela (Galiza). Os espanhóis derramaram muito verniz diplomático sobre o Presidente da República Portuguesa mas qualquer verniz pode estalar. Estamos atentos. A Ponte da Ajuda não ajudou nada e mais uma vez obriga a reler a Constituição Portuguesa que, Deus nos acuda, ainda não é letra morta.»

Sem comentários: