06 outubro 2004

Conselho Diplomático. Sangue novo, como se diz.

Foram eleitos (30 de Setembro) os sete representantes da carreira no Conselho Diplomático que ao todo integra 16 elementos. Eis os resultados:

Embaixadores
Efectivo: António Franco (Suplente: Pedro Ribeiro de Menezes)

Ministros Plenipotenciários
Efectivos: Álvaro Gonçalves Pereira e Rui Aleixo (Suplentes: Maria Rita Levy Gomes e Fernando de Castro Brandão)

Conselheiros de embaixada
Efectivos: Júlio Vilela e João Ataíde da Câmara (Suplentes: Helena Coutinho e José de Jesus Duarte)

Secretários de embaixada
Efectivos: José Drummond Ludovice e Paulo Guedes Domingues (Suplentes: Helena Furtado de Paiva e Sandra Magalhães Maltez).


A carreira diplomática portuguesa tem as seguintes categorias: Embaixador; Ministro plenipotenciário, Conselheiro de embaixada, Secretário de embaixada e Adido de embaixada. Para além dos sete representantes eleitos da carreira, o Conselho Diplomático integra por inerência mais nove elementos: o Secretário-Geral (que preside), o director-geral de Política Externa, o inspector-geral Diplomático e Consular, as altas chefias dos quatro grandes departamentos do MNE (os directores-gerais dos Assuntos Comunitários, das Relações Bilaterais, dos Assuntos Multilaterais e dos Assuntos Consulares/Comunidades Portuguesas) e ainda o director do Departamento Geral de Administração e o presidente do Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento (que não é um diplomata…)

Sem comentários: