16 outubro 2004

Inesperadamente. Monteiro enche a Sala dos Embaixadores. Posses

O ministro António Monteiro, na Sexta-feira, 16 horas, colheu de surpresa as Necessidades. Com aviso de escassas três horas, convocou a «máquina» possível para a Sala dos Embaixadores e empossou seis diplomatas em altos cargos: Tavares de Sousa como Inspector Diplomático e Consular, Monteiro Portugal como Director-Geral dos Assuntos Multilaterais, Rita Ferro como secretária-geral adjunta do MNE, António Montenegro (cujo agreement para o Senegal já foi pedido) para director do Gabinete de Assuntos Económicos, e ainda a dois novos sub-director gerais, Almeida Lima (ex-chefe de gabinete de Teresa Gouveia) e Moreira da Cunha, que chegou a estar indigitado para em Embaixada em Terão. Recorde-se que no dia 8, Manuel Lobo Antunes fora também empossado como Director-geral dos Assuntos Comunitários. Mas nesta Sexta, a sala encheu-se e o ministro falou. E falou concretamente do Orçamento do MNE. Coisa sempre bicuda, como se sabe. Já lá iremos.
  • A Sala dos Embaixadores estava à cunha (palavra interdita há um ano...) transbordando para o corredor.
  • O Ministro, em tom muito coloquial, felicitou os empossados (alguns já estavam nomeados para embaixadas no exterior!) e fez um excelente improviso, eivado de optimismo. Já lá iremos.
  • O recém eleito membro do Conselho Diplomático, Ministro plenipotenciário Álvaro Gonçalves Pereira, dominava o cenário...
  • Notada, porém, a ausência do Chefe do Protocolo e de alguns embaixadores seniores (Knopfli, Cascaes, Duarte de Jesus, Sequeira e Serpa). A ausência de NV, proverbialmente avessa ao mundanismo, não foi notada porque, ausente de corpo, lá esteve presente no espírito e na letra do Ministro plenipotenciário Charles Calixto que é, sem dúvida e raramente com engano, a prova da existência da alma diplomática. Já lá iremos!
  • Sem comentários: