Dois dias. Nesta sexta (10) e sábado, mais uma reunião informal de chefes de diplomacia da UE (Gymnich), marcada para Salzburgo. Ao pequeno-almoço, debate sobre o Médio Oriente (eleições em Israel, consequências da vitória do Hamas, diálogo entre culturas). À tarde, três dossiers: Irão, Ucrânia (eleições legislativas de 26 de Março) e Bielorússia (eleições presidenciais de 19 de Março).
No sábado (11), as discussões incidirão sobre os Balcãs ocidentais – negociações sobre o Kosovo e o sobre Montenegro – com avaliação da situação desde a cimeira de Tessalónica/Junho de 2003, e apreciação de medidas concretas com base numa comunicação da Comissão. Ainda no final da manhã de sábado, decorrerá uma reunião informal UE/Balcãs envolvendo a participação também dos MNE da Roménia, Bulgária, Turquia, representantes das Nações Unidas e MNE dos cinco países dos Balcãs (Croácia, ARYM, Sérvia e Montenegro, Bósnia Herzegovina e Albânia.)
À margem da reunião, sabe-se que a diplomacia francesa, por exemplo, está interessada em sensibilizar os ministros europeus para a situação das crianças-soldados em África, matéria em que Portugal poderia oud evereia estar igualmente interessado...
Freitas irá?
Sem comentários:
Enviar um comentário