Para o Brasil, para Porto Seguro? Partiu para o Brasil ou para Calcutá? Ouvimos bem Cavaco Silva? Ao que consta, Pedro Álvares Cabral de facto saiu de Lisboa no dia 9 de Março de 1500, com dez naus de guerra, um navio redondo de transporte e algumas embarcações mercantes. D. Manuel entregara-lhe o comando da expedição, que tinha como objectivo continuar a obra de Vasco da Gama: a Índia.
A tripulação era composta por experimentados navegadores como Bartolomeu Dias, Nicolau Coelho, Gaspar de Lemos.
Chegou às Canárias a 14 de Março e no dia 22 a Cabo Verde onde «se perdeu da frota Vasco de Ataíde com a sua nau, sem haver tempo forte ou contrário para poder ser!»
No dia 22 de Abril avistou «um grande monte, muito alto e redondo» a que chamou O Monte Pascoal - era a semana de Páscoa. A sul desse monte uma faixa de terras baixas foi designada por Terra de Vera Cruz. «E velejando nós pela costa, na distância de dez léguas do sítio onde tínhamos levantado ferro, acharam os ditos navios pequenos um recife com um porto dentro, muito bom e muito seguro, com uma mui larga entrada. E meteram-se dentro e amainaram», escrevia Pero Vaz de Caminha.
Pedro Álvares Cabral, longe de imaginar como aquele 9 de Março seria evocado neste 9 de Março em 2006, continuou a sua viagem para a Índia e regressou a Lisboa, chegando no dia 23 de Junho de 1501, caindo na obscuridade. Morreu esquecido em Santarém, uns dizem que em 1520, outros em 1526.
Sem comentários:
Enviar um comentário