31 outubro 2006

Embaixada em Kinshasa teve ligações cortadas. Por dívidas. Como é possível?

Foi vergonha. Duvida-se, íamos jurar que temos a certeza, que alguém do MNE tenha dito a tempo e horas ao ministro Luís Amado que a Embaixada de Portugal em Kinshasa estava na iminência de, por falta de pagamento, ficar sem ligação (via satélite) com as Necessidades, atravessando o Congo a crise que atravessa. Se o Ministro tivesse tido conhecimento dessa situação atempadamente, a Embaixada de Portugal em Kinshasa não teria ficado na situação de nem expedir nem receber fosse o que fosse para o MNE.

E porque é que e chegou a este ponto? Mais um erro de previsão e responsabilidade do passado recente, da equipa do passado recente que deixou o terreno minado e viveu a teorizar política externa para a Lua – num país em crise como o Congo, dia-sim dia-não com cenários de deriva para guerra civil, e onde vivem e trabalham portugueses, o orçamentado para a missão, à vista desarmada, nem cobre os gastos de funcionamento mínimos - combustíveis, electricidade e água. Alguma coisa teria que ficar de fora, pelo que a verba não deu para as comunicações e, cortado o crédito pela Nautel, foi cortada a ligação do terminal Inmarsat (voz e dados, fax, SMS).

Naturalmente que a comunidade diplomática em Kinshasa soube, a coisa correu e para nada serve ou serviria abafar o caso, para nada adiantou ou adiantaria amenizar a gravidade do caso ao olhos do Ministro. É claro que o MNE suportou a dívida mas a vergonha deu-se. E a vergonha, numa qualquer máquina diplomática, é sempre um lacrau a morder o dado da sorte.

Sem comentários: