04 novembro 2006

Argumentário 14:15 Sol, essa tem barbas! Fortune made in Portugal

Sábado, dia do Pensamento Nacional em dois tomos - Expresso e Sol, a revista de ensaios Público, talvez mais uma ou duas obras de divulgação.

Ora, escandaliza-se o tomo do Sol por um texto publicitário pago pelo Estado, na revista Fortune (Europe Edition, 9 de Outubro), no qual se garante que «Cavaco optou por uma eficaz gestão do silencia, apoiando Sócrates no objectivo de melhorar a competitividade da economia portuguesa». E descobre o Sol que «ninguém assume ter encomendado artigo a Fortune»...
Não é de agora. Há muito, muito tempo, e em sucessivos governos, que Portugal é useiro e vezeiro na colocação de redacção auto-elogiosa publicitária e paga na imprensa internacional, algumas vezes para ser transcrita internamente em função da crédito do órgão. É uma prática normal dos países do terceiro mundo, mais notoriamente dos que, por entre esses países, são produtores de petróleo. O estranho do caso é que Portugal, em vez de ao menos produzir petróleo, só produz fortune, como diria Eanes, agora a doutorar-se em Navarra.

Sem comentários: