26 março 2007

Briefing de última hora. Amado em Riade e a obtenção da substância

    Briefing de última hora. «Obtém-se a substância de um comunicado oficial, convertendo integralmente as afirmações em perguntas», regra de ouro da diplomacia portuguesa.

(MNE - Luís Amado participa na XIX Cimeira da Liga Árabe?) – Participa, não. Assiste. Amado não é chefe de estado e, além disso, não é árabe.

(MNE - O Ministro de estado e dos Negócios Estrangeiros, Luís Amado, participa a partir de amanhã, 27 de Março, na XIX Cimeira da Liga Árabe que decorrerá entre os próximos dias 28 e 29 de Março, em Riade, na Arábia Saudita?) – Oh meu caro senhor MNE! Assiste!

(MNE - Esta “Cimeira da Solidariedade”, como vem sendo divulgada, contará com a presença da grande maioria dos 23 Chefes de estado da Liga Árabe, para além do Ministro português – convidado no âmbito do trio de Presidências da UE -, contará ainda com a presença do Secretário Geral das Nações Unidas e com o Presidente da União Africana?) – Ah! Assim já nos entendemos, mas apenas em parte. A maioria dos 23 chefes de estado participa e o ministro português assiste porque foi convidado em um terço e no âmbito.

(MNE - A agenda da Cimeira abordará a situação do conflito israelo-palestiniano – sobretudo considerando o novo Governo de Unidade Nacional -, a situação no Iraque, Líbano, Somália e Sudão, designadamente Darfur? Também a questão nuclear no Médio Oriente, as relações da Liga Árabe com outras organizações e outras regiões, bem como as questões sobre o desenvolvimento, a saúde e a educação no mundo árabe?) – Senhor MNE, pois que mais haverá para a Liga Árabe abordar?

(MNE - Luís Amado tem já previstos diversos encontros à margem da Cimeira com alguns homólogos? – Meu caro MNE? Mal se não houvesse diversos previstos, uma vez que o ministro assiste à margem e não participa.

(MNE – E depois?) – Ainda bem que colocou essa pergunta oportuna porque depois morreram as vacas e ficaram os bois.

Sem comentários: