03 março 2007

[Dia de Tallinn] Porquê?

(Clique na foto, para ampliar. Não foge.)

Uma vénia. Porque hoje, sábado, na Estónia, é dia de reflexão - amanhã, o país vai a votos (legislativas) e faz a estreia mundial do e-voting. Ao que se sabe, a nata do jornalismo mundial está já concentrada por lá, apesar dos 20 e tantos graus negativos, precisamente para obervar esse e-voting - os estónios votam confortavelmente a partir das suas residências via Internet, usando o Cartão do Cidadão, o código de eleitor e uma assinatura digital. Pioneiros do e-government e do SKYPE, os estónios são, pois, os primeiros do mundo a realizar eleições via Internet. E já anunciaram a próxima meta: a votação via telemóvel de terceira geração. Querem melhor luta contra a abstenção? Uma vénia aos estónios.

Portugal, desde Novembro de 2005, conta com uma Embaixadora residente em Tallinn, Ana Paula Grade Zacarias (antes eram embaixadores não residentes sedeados em Helsínquia)

E a Estónia, em Lisboa, está representada pelo Embaixador Mart Tarmak, ali no n.º 10 da Filipe Folque, onde rendeu no posto a Embaixadora Aino Lepik von Wiren. Não andaremos longe da verdade se dissermos que o Embaixador Mart Tarmak fala português correntemente e é um grande estusiasta do futebol na Estónia.

Mas é de Tallinn que NV querem falar. Temos o dia todo. O Dia de Tallinn e lá chegaremos à Embaixada Portuguesa. Com Certeza.


Sem comentários: