30 março 2007

Dos Notadores. Polémica no Rio de Janeiro

Do Notador Magalhães de Lima, assim mesmo:
    "
    Resolveram alguns saudosistas do antigo regime, residentes no Rio de Janeiro, - entre estes, o ex – ministro Rui Patrício, coadjuvado pelo Presidente do Real Gabinete Português de Leitura, Dr Gomes da Costa - não deixar passar em claro o centenário do nascimento do Prof. Marcelo Caetano… Organizaram uma sessão solene com o patrocínio de uma Universidade privada ( Gama Filho ), e assim passaram uma animada tarde a cantar loas a Marcelo e a recordar os saudosos tempos de então…

    A maior parte da nossa comunidade no Rio de Janeiro, é extremamente conservadora, raiando mesmo um primário reaccionarismo, que nunca deixa, esta simpática gente, de pensar nos reais motivos porque eles e seus familiares tiveram que emigrar, e que ainda veneram Salazar, e homenageiam Marcelo Caetano.

    Tudo isto passaria despercebido, se esta homenagem não tivesse contado com a presença do António Lima, - embora também saudosista desses tempos - mas, de momento, a exercer as funções de Cônsul Geral de Portugal no Rio de Janeiro !...

    Apesar de ter sido convidado, não tem este anjinho, jogo de cintura para se esquivar de um uma situação comprometedora como esta em que se meteu ? O que pensará o Senhor Embaixador em Brasília, e o Senhor Secretário de estado das Comunidades, do Cônsul que temos no Rio de Janeiro ?

    O Rio de Janeiro merece mais e melhor

    Atenciosamente

    Magalhães de Lima

Sem comentários: