26 março 2007

Humores e decepção. Cavaco sem habilidade e sem altura

Decepção. É a primeira vez que o Presidente da República mostra atitudes que teve, outrora, como primeiro-ministro. No momento em que há falências graves de carácter da parte de várias personalidades do estado, esperava-se do PR que se mantivesse a um nível intocável.

Infelizmente na questão dos 50 anos da UE, o PR dá um desgosto de também ele se juntar aos outros, voltando a mostrar algumas características antigas, e explicando agora a omissão do convite a Mário Soares, sem habilidade e sem altura. Cavaco Silva em vez de surgir como o presidente de alguns protagonistas da Europa, devia ter surgido como o Presidente de Todos os Protagonistas. A fórmula encontrada para deixar «um» de fora, é uma fórmula manhosa de humores, jamais é uma fórmula de estado. Goste-se ou não se goste de Mário Soares, em qualquer fórmula de estado, ele cabe, em matéria de Europa.

O texto oficial da Presidência
    Assinalando a celebração do 50º aniversário da assinatura dos Tratados de Roma, que estiveram na origem da actual União Europeia, o Presidente da República reúne-se com os protagonistas executivos da adesão e da participação de Portugal nas instituições Comunitárias (entre os quais ex-Ministros dos Negócios Estrangeiros, ex-Secretários de Estado para os Assuntos Europeus, ex-chefes de negociações de adesão, ex-Comissários Europeus e ex-Embaixadores na Representação Permanente em Bruxelas), prestando homenagem ao seu trabalho e proporcionando uma reflexão aberta sobre o futuro da Europa. Após a reunião, o Presidente da República oferecerá um almoço aos participantes na reunião.

E o protagonista que está em todas

Sem comentários: