26 março 2007

Reforma consular. Barroco contra barroco

Santos. Via Lusa. A comunidade portuguesa de Santos (Brasil) publicou o manifesto "Estamos de luto - Um pedaço de Portugal está morrendo" no jornal Tribuna de Santos, o maior diário local, com uma tiragem diária de 150.000 exemplares. O conselheiro das Comunidades Portuguesas (CCP) no Brasil, José Duarte de Almeida Alves, disse que o mesmo manifesto será publicado em jornais portugueses. Os representantes da comunidade portuguesa alegam que o Consulado de Santos, actualmente com 30.000 portugueses inscritos, é o terceiro com o maior movimento no Brasil. A prosa do manifesto é do melhor estilo barroco que é o estilo da reforma - ela por ela. Veja-se a prosa em Notas Formais AQUI , antes que quatro diários portugueses deixem de perfazer 150.000 exemplares e a publique ofuscando o barroco da reforma.

A jurisdição do Consulado de Santos inclui toda a região litoral do Estado de São Paulo, com uma população de 1,5 milhões de habitantes e cerca de 100.000 luso-descendentes.

"Há outras maneiras de se reduzir as despesas consulares, como o Governo
português deseja, sem fechar o consulado, como manter apenas um vice-cônsul, o que para nós seria mais do que suficiente", salientou Duarte de Almeida Alves para quem a incorporação da unidade consular de Santos no Consulado Geral de Portugal de São Paulo vai dificultar o acesso dos portugueses do litoral do Estado aos serviços consulares.

Sem comentários: