Portugueses radicados na capital da Namíbia ocuparam sem violência as instalações do Escritório Consular em Windhoek cujo encerramento foi decidido no quadro da Reforma Braga, dando lugar a um posto honorário – é contra esta decisão que se manifestam. Ao que se sabe, não registou intervenção policial mas já lá está a postos a TV nabimiana, com antenas de televisões portuguesas na área, a preparem-se.
A um grupo inicial de duas dúzias de portugueses foram-se somando outros, munidos de comidas e bebidas, e até um frigorífico recheado foi transportado, fazendo prever estadia. Os promotores da manifestação tinham previamente anunciado que a esta iniciativa se juntariam figuras de destaque da Namíbia e inclusive membros do corpo diplomático.
A manifestação, segundo relatos, estará a decorrer nos jardins do edifício que foi a residência do Embaixador português acreditado em Windhoek, o diplomata Fernando Montenegro, actualmente chefe da missão em Dakar (Senegal). E há churrasco à volta da piscina, só faltando música, o que, à portuguesa, não deve tardar. Presente, o conselheiro das Comunidades Portuguesas eleito localmente, Manuel Coelho que não se conforma com o encerramento do Escritório.
Diplomacia portuguesa. Questões da política externa. Razões de estado. Motivos de relações internacionais.
22 março 2007
Windhoek. Escritório consular ocupado
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário