22 março 2007

Windhoek. Escritório consular ocupado

Portugueses radicados na capital da Namíbia ocuparam sem violência as instalações do Escritório Consular em Windhoek cujo encerramento foi decidido no quadro da Reforma Braga, dando lugar a um posto honorário – é contra esta decisão que se manifestam. Ao que se sabe, não registou intervenção policial mas já lá está a postos a TV nabimiana, com antenas de televisões portuguesas na área, a preparem-se.

A um grupo inicial de duas dúzias de portugueses foram-se somando outros, munidos de comidas e bebidas, e até um frigorífico recheado foi transportado, fazendo prever estadia. Os promotores da manifestação tinham previamente anunciado que a esta iniciativa se juntariam figuras de destaque da Namíbia e inclusive membros do corpo diplomático.

A manifestação, segundo relatos, estará a decorrer nos jardins do edifício que foi a residência do Embaixador português acreditado em Windhoek, o diplomata Fernando Montenegro, actualmente chefe da missão em Dakar (Senegal). E há churrasco à volta da piscina, só faltando música, o que, à portuguesa, não deve tardar. Presente, o conselheiro das Comunidades Portuguesas eleito localmente, Manuel Coelho que não se conforma com o encerramento do Escritório.

Sem comentários: