22 março 2007

Zimbabwe. Naufrágio, diz Mwanawasa (Zâmbia)

Titanic. Para o Presidente zambiano Levy Mwanawasa, "a diplomacia tranquila" fracassou na resolução da crise no Zimbabwe. Mwanawasa apelou à SADC a mudar de táctica para salvar "do naufrágio o Titanic cujos passageiros estão a saltar para tentar salvar as suas vidas". Levy Mwanawasa está em Windhoek para as celebrações do 17.º aniversário * da independência da Namíbia.

No Zimbabwe, a taxa de inflação é já de 1700 por cento, a mais elevada do mundo, com desemprego e dificuldades económicas opressivas a coincidirem com tensão política devido às pressões internacionais geradas pelas brutalidades policiais contra líderes da oposição.

A SADC agrupa Angola, África do Sul, Botswana, Ilhas Maurícias, Lesoto, Malawi, Madagáscar, Moçambique, Namíbia, RD Congo, Swazilândia, Tanzânia, Zâmbia e Zimbabwe.

* Oficialmente, até ao momento, desconhece-se se PR e/ou Governo/MNE enviaram mensagem ao Presidente da Namíbia, como também não se sabe qual o nível da representação portuguesa nas celebrações em Windhoek, onde Portugal abriu e encerrou uma embaixada num fechar de olhos diplomático. Tão depressa Windhoek foi uma "importante capital" como para lá se destina agora um posto honorário... Bruscas variações de temperatura.

Sem comentários: