É claro que, a dar prova da qualidade da política portuguesa, por aí se escreveu, leu e tolerou por todo o lado que Sampaio foi nomeado alto representante para o Diálogo das Civilizações... Não é bem assim. Ban Ki-moon nomeou Sampaio para o posto de Alto Representante da Aliança das Civilizações. Aliança e não Diálogo.
A decisão de Ban Ki-moon foi tomada após consultas com os chefes de governo da Espanha e da Turquia, os dois países que estiveram na origem da iniciativa assumida formalmente ainda por Kofi Annan em 14 de Julho de 2005. Para tanto foi nomeado um comité de sábios que apresentou em Istambul (Novembro de 2006), um relatório visando a dinamização da iniciativa. Nesse documento propôs-se, à cabeça, a nomeação de um Alto Representante para assistir ao secretário-geral da ONU a dissipar crises em que religião e política se intercruzem. Nomeação que acabou por cair em Sampaio.
Mas também houve Diálogo de Civilizações, uma iniciativa cultivada pelo Irão nos tempos de Khatami e que chegou a ter apoio expresso português por parte de Jaime Gama como MNE. Contudo o «Diálogo» proposto pela diplomacia moderada de Teerão, não se pode e talvez não se deva confundir com a «Aliança» proposta por Madrid-Ankara.
Sem comentários:
Enviar um comentário