01 abril 2007

[Consulados:Consulta:França] O dobro dos votantes nas presidenciais...

Resultados, a seco. A imaginosa consulta promovida nas áreas de emigração em França, implicando Paris, Nogent, Versalhes, Orléans e Tours, sobre a reforma consular, deu como resultado o seguinte:
      Total de votantes: 6.565 (51 mesas de voto)

      6.522 não concordam com o encerramento dos Consulados
      34 concordam com o encerramento dos Consulados
      9 votos nulos
A consulta foi promovida pelos Colectivos de defesa dos Consulados de Portugal em França e pelo o Conselho das Comunidades Portuguesas (CCP) e, para os promotores, o número de votantes ultrapassou em muito as expectativas mais optimistas: para as eleições Presidenciais de Janeiro de 2006, nas mesmas áreas consulares, votaram 3.361 Portugueses. Para este referendo, tal participação foi duplicada.

O Conselho das Comunidades Portuguesas solicitou uma audiência ao Presidente da República, aguardando a todo o momento o agendamento. O mesmo órgão represntativo dos emigrantes diz que também tem vindo a solicitar, em vão, uma audiência com o Primeiro Ministro.


À pergunta «Concorda que o Governo encerre os Consulados de Nogent, Versailles, Orléans e Tours e crie um mega-Consulado em Paris?», os Portugueses residentes nestas áreas consulares responderam claramente que não - 99,35%.

Sem comentários: