De luva branca. Prontamente,
o embaixador Seixas da Costa dá uma bofetada de luva branca a uma investigadora de S. Paulo,
Kelly Silva (
na foto), que a propósito de Timor lança uma enorme baboseira (o suposto apoio de Lisboa ao candidato presidencial da Fretilin) que é mesmo baboseira para quem minimanente saiba do dossier do território e do histórico do território. E o blogue da Embaixada em Brasília não se fez tardar em pôr os pontos nos iis:
«O meu país tem demonstrado, ao longo de décadas, um empenhamento inquestionável, e unanimemente reconhecido, em favor do reforço das instituições democráticas timorenses. Isso pressupõe o natural respeito por quaisquer resultados que decorram do respectivo funcionamento. Procurar ligar a posição oficial portuguesa a qualquer facção política em Timor-Leste configura um processo de intenções que, em absoluto, rejeitamos, por não ter apoio em quaisquer factos concretos», palavras de Seixas da Costa, como fica bem dizer aos Domingos, depois de alguma passagem do Evangelho da Luva Branca. Um blogue de embaixada serve para isto.
Notas Formais antes da transcrição de trechos da entrevista de Kelly Silva à
Folha de S. Paulo com tal baboseira, deixam claro isto:
Afirma Kelly Silva que "o candidato da Frentilin, o Lu-Olo, recebe apoio de instituições portuguesas e também de Cuba. Nisso entra também a questão da disputa lingüística em Timor, que é muito forte sobretudo para a Austrália e para Portugal". Não seria preferível a investigadora investigar o que o Brasil fez em conivência com a ditadura indonésia até à intervenção corajosa de Itamar Franco e Aparecido de Oliveira na inversão da tíbia posição diplomática do Brasil que era ditada pelos interesses meramente comerciais? Ramos Horta é testemunha directo disto e sabe que a sua apresentação, em Lisboa, ao então embaixador Aparecido de Oliveira, foi um acto decisivo e inaugurador de nova posse do Itamaraty. Na verdade Kelly Silva sabe muito mas imaturamente esquece o resto, sem grande honra.
Resposta de
Seixas da Costa → AQUINotas Formais → AQUI
Sem comentários:
Enviar um comentário