- Lisboa, 25 Mai (Lusa) - Cinco portugueses e dois espanhóis foram detidos na semana passada em Riga, Letónia, depois de terem pisado e destruído bandeiras daquele país, e aguardam a sentença do tribunal, de acordo com a imprensa letã.
"Cinco cidadãos portugueses e dois espanhóis foram detidos em Riga por profanarem a bandeira da Letónia", confirmou hoje à Lusa a agência noticiosa letã LETA. De acordo com a agência, os jovens, com idades entre os 25 e os 36 anos, que estavam e visita à Letónia, tiraram uma bandeira da Igreja da Nossa Senhora dos Lamentos e começaram a pisá-la.
O grupo terá, entretanto, tirado outras bandeiras nacionais da Letónia porque "quando viram a polícia, deitaram duas ao rio Daugava, mas não tiveram tempo para se livrar de outras três que tinham com eles", afirma a LETA.
Segundo a edição online do jornal The Baltic Times, "os jovens estavam visivelmente bêbedos".
Os cinco portugueses e dois espanhóis foram presentes no dia seguinte ao Tribunal Distrital de Riga, que lhes decretou a prisão.
Na altura, a assessora do juiz Dzintra Balta disse que os detidos poderão recorrer da decisão do tribunal quando receberem o veredicto na sua língua. Os jovens incorrem numa pena de prisão que pode ir até três anos de prisão ou a uma multa até 50 ordenados mínimos.
Os cidadãos espanhóis disseram a um representante da Embaixada espanhola na Letónia que os visitou que "não pretendiam mostrar desrespeitos, queriam apenas uma recordação", segundo a LETA.
A Embaixada de Espanha lamentou o incidente e diz que se tratou mais de um acto de vandalismo do que de uma profanação premeditada à bandeira letã.
Já a Embaixada de Portugal em Riga, contactada pela Lusa, preferiu o silêncio, remetendo qualquer comentário para a Secretaria de Estado das Comunidades.
MCL.
Lusa/fim
Sem comentários:
Enviar um comentário