Dificilmente, qualquer país pode ou poderá repetir com outro, as contas do tempo e o género de contas que Brasil e Portugal recíprocamente fazem - 200 anos que valem ouro. Espanha, França, Holanda, Inglaterra... com quem?
São tais contas, ímpares na história, que levam Cavaco Silva (de amanhã até domingo) ao Brasil, a convite de Lula da Silva. São as comemorações dos 200 anos da chegada da Corte de D. João VI ao Rio de Janeiro.
Os dois presidentes inauguram a exposição «Um Novo Mundo, Um Novo Império - A Corte Portuguesa no Brasil», no Museu Histórico Nacional, e participam numa Sessão Solene no Real Gabinete Português de Leitura.
Além disso, "Rio de Janeiro, Capital de Portugal" é o título da exposição que de hoje até Maio, abre ao público nas instalações do ArtSesc, na capital carioca (ver blogue da Embaixada em Brasília) e notícia na Folha de São Paulo.
- No âmbito do programa da visita, Cavaco Silva tem agendadas reuniões com as autoridades do estado e da cidade, e deverá participar em diversos eventos culturais alusivos à chegada da Família Real portuguesa ao Brasil, em 1808. O presidente da República e Maria Cavaco Silva vão ainda oferecer uma recepção às Comunidades Portuguesas e Luso-Brasileiras.
Sem comentários:
Enviar um comentário