13 março 2008

Grande ideia. Para acabar com a imigração ilegal

Continuando-se a chamar a atenção letrada de Bissau.

Leia-se o que, na sua coluna BBC/Brasil, Lucas Mendes escreve sobre uma genial ideia para Nova Iorque e não menos brilhante raciocínio do governador Eliot Spitzer que acaba de renunciar:

      "
      (...) Quer dar carteira de motorista para imigrantes ilegais. A idéia não é nova nem original. Até 2004 Nova York não exigia prova de cidadania nem residência para emitir carteiras, e oito estados americanos já adotaram a medida.

      Sem uma identidade americana - e a carteria de motorista é a mais comum - o imigrante não pode abrir conta em banco, ter seguro, telefone, alugar imóvel, enfim, leva uma vida às escondidas, incerta, mais cara e perigosa para o Estado.

      Mesmo sem carteira o imigrante dirige, tem acidentes e, quando pode, foge sem prestar socorro. Quem dirige legalmente faz um seguro extra para se proteger contra motoristas sem carteira. A conta é de US$ 120 milhões por ano.

      O governador, com apoio de especialistas em segurança e de grupos liberais, argumenta que a carteira de motorista, além de reduzir custos com seguro, vai identificar milhões de ilegais, e isto aumentará a segurança não só nas estradas, mas no país...


Será que, afinal, o governador de Nova Iorque também queria dar carteira às meninas? Nunca se sabe, comentar-se-á em Bissau.

Texto na íntegra → AQUI

Sem comentários: