PROVA DOS NOVE Os resultados da votação de domingo (27), no Brasil, para os oito membros efectivos da Conselho das Comunidades Portuguesas, serão divulgados amanhã, quarta, após a reunião da Mesa de Apuramento Final, a ter lugar na Embaixada de Portugal em Brasília. A comunidade portuguesa no Brasil tem direito a eleger oito representantes num conjunto de 63 que integra aquele órgão consultivo do gverno(a que se juntam mais 10 elementos designados). Expectativa, sobretudo, para números de participação no Brasil, depois de uma generalizado divórcio nos outros países/áreas. O Brasil vai ser uma prova dos nove.
As eleições no Brasil foram disputadas por 42 candidatos (lugares efectivos e suplentes) em nove listas, nos círculos Brasília-Belém, Rio de Janeiro-Belo Horizonte, Recife-Salvador-Fortaleza e São Paulo-Curitiba-Porto Alegre.
Fora do Brasil as eleições decorreram no dia 20, e o desfasamento de datas, segundo a embaixada, visou «garantir uma votação o mais expressiva e representativa possível: dia 21 era feriado nacional no Brasil e a votação, a meio de um fim-de-semana prolongado, seria susceptível de afastar muitas pessoas das mesas de voto».
Sem comentários:
Enviar um comentário