04 junho 2008

Desenhos de estado

Paris deixou-se de elucubrações e gongorismos
no logo que acaba de apresentar
para o semestre francês da presidência da UE


A FRANÇA pendura a sua bandeira nacional e decreta :
    " Le logo de la présidence française illustre la force du lien qui unit la France et l’Union européenne. Il est le symbole de l’engagement de la présidence au service de l’intérêt général européen. Simple et clair, il s’adresse à tous les Européens. Il est à la fois politique et populaire "

A ESLOVÉNIA explicou, dando voltas:
    Que... o fogo simboliza "o dinamismo e a energia de um estado jovem e moderno atento ao futuro". Que... a terra, está ali representada pelo Triglav, a montanha mais elevada da Eslovénia. Que... a água, na parte inferior, significa "o mistério e a profundidade da sabedoria" e de outros derivados como "a higiene da vida". Que ainda há ali... o ar "representado pelo espaço em branco" do logo (!). E que há o éter, no sentido de espaço aéreo... a simbolizar "o impalpável e portanto a liberdade e os valores espirituais". Em resumo, diz a Eslovénia: o logo representa assim "a abertura, o dinamismo, a ambição e a harmonia natural". Olha-se e nota-se que é tudo isso, sobretudo o espaço em branco:

O PORTUGAL elucidou assim, sobretudo as pétalas:
    "A Flor azul constitui um símbolo de contemporaneidade portuguesa: modernidade, harmonia, mar, transparência e abertura ao futuro. As pétalas, agregadas livremente numa disposição concêntrica, assinalam o contributo singular de cada Estado Membro numa missão conjunta de construção europeia"

A ALEMANHA fez. E nada explicou.
    Em três traços transformou o E de Europa nos três riscos das suas cores nacionais, com o U em estilo de fumaça de avião em acrobacia. E cada um que entenda:

Sem comentários: