16 junho 2008

Parabéns Quem não gosta?

Quando um diplomata se despede de outro com um tchau, isto não deixa de ser uma corruptela do italiano sciavo - escravo. E pelo contrário, a palavra volta às origens.
- Manuel XCI Paleólogo©

      • João Gomes Cravinho, secretário de estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, obviamente nas Necessidades

      • Joaquim Ferreira Marques, ministro plenipotenciário, embaixador em Buenos Aires
      • Maria Paula Cepeda, conselheira de embaixada, em Maputo
      • Rui Alberto Baceira, conselheiro de embaixada, na secretaria geral iberoamericana
      • Ana Paula Abreu de Almeida, secretária de embaixada, destacada para o MAI

      OLHA QUEM FOI MINISTRO Augusto de Vasconcelos, neste dia há 96 anos, foi MNE mas já era – presidente do conselho de ministros desde 12 de Novembro de 1911 acumulando com os Negócios Estrangeiros, cedeu a chefia do governo a Duarte Leite em 16 de Junho de 1912 mas continuando como MNE até Janeiro de 1913, ano em que virou a página da política interna devotando-se à diplomacia.

        Embaixador em Madrid em 1913 e 1914, rumou depois para a embaixada em Londres onde permaneceu durante a I Grande Guerra (1914-1919). Seguidamente chefiou a delegação portuguesa à Conferência de Paz de Paris, passou a trabalhar na Sociedade das Nações onde, entre 1934 e 1935, seria acreditado como delegado português e chegando mesmo a presidir à Assembleia Geral. Nestas funções ganhou algum renome pelo empenho diplomático em pôr termo à Guerra do Chaco que em 1935 opôs a Bolívia ao Paraguai.

Sem comentários: