02 julho 2008

NOTADORES ■ Grande obra parada entre-portas...


    NEM A PROPÓSITO Do notador EMS, que percebe disto melhor que muitos reunidos:

      "

      Esta é a "estória" de mais uma oportunidade perdida.

      Portugal, com a OGMA, participou e investiu no projecto do avião de transporte militar estratégico AIRBUS A-400M, visando posteriormente participar na fabricação de alguns componentes. Este avião seria a melhor opção para substituir os velhos C-130. Paulo Portas, quando ministro da Defesa, decidiu retirar Portugal deste projecto, preferindo ao que consta, optar pela compra da nova/velha versão J do C-130, parece que pressionado pelo seu amigo Rumsfeld.

      O C-130J contudo não vingou, ninguém o quis, nem mesmo os americanos. Adquirimos 12 C-295 à CASA - EADS para substituir os velhos Aviocar C-212 e foi uma boa escolha, como avião de transporte para médias distâncias, mas continua a faltar o transporte estratégico.

      Não sabemos qual vai ser a opção, se calhar até vamos escolher o A-400M, mas sem a vantagem de participar na sua construção.

      Os espanhóis participaram no início do projecto como nós, obtiveram fundos da UE para financiar parte da fábrica de Sevilha, onde conseguiram também que se centralizasse a montagem completa do avião.

      As imagens que vos envio, são do primeiro avião montado em Sevilha que foi apresentado com pompa e circunstância no dia 26 de Junho.

      Tirem daqui as conclusões que entenderem.

      EMS

Sem comentários: