25 julho 2008

NOTADORES ■ Momento interessante

Relatório Amado, referendo irlandês,
questão do emprego e benefícios perdidos desde Nice.
Do Notador A.S.


    ESTAMOS num momento interessante, pelo menos para mim, ao nível das ideias e das estratégias em jogo.

    Em primeiro lugar, o Ministro Amado ao assumir o compromisso de elaborar um documento sobre o futuro das relações transatlânticas para a Reunião Informal de MNE's, em Setembro, em Avignon, toma uma iniciativa interessantíssima em política externa europeia que paralelamente, em termos internos portugueses, pode levar a um reequilíbrio da vertente excessivamente europeista que tem caracterizado a nossa politica externa desde 1986.

    Em segundo lugar, o resultado do Referendo na Irlanda, que já levou o Presidente Sarkozi a dizer que teremos de optar entre Lisboa ou Nice, devia levar-nos a acreditar que uma maior eficácia económica é possível sem a UE ser um Estado Federal ou actuar como se fosse. As eventuais transferências de soberania, ou partilha de soberania em temas considerados imprescindíveis, deviam ser feitas sem afectar as funções de soberania.

    Em terceiro lugar, o grande problema quotidiano para os europeus é o emprego. Pretendem os Governos regulá-lo a nível europeu? Associado a ele, em tempos de crise, surgem todos os problemas da discriminação e do racismo. Também aqui vai haver uma política europeia de inspiração italiana? Como seria bom uma fusão das culturas vivenciadas em solo europeu!

    Finalmente, a questão que está subjacente a todas as inquietações: - quais os benefícios que temos vindo a perder nas sucessivas negociações dos Tratados da UE desde Nice?

    A.S.

Sem comentários: