10 julho 2008

Parabéns, nadaMas surge-nos Andrade Corvo

E se lhe disserem que, num novo Estatuto da Carreira Diplomática, o secretário-geral obrigará todos os diplomatas a mudarem o dia de aniversário para 10 de Julho, você acredita?
- Manuel CIX Paleólogo©


    OLHA QUEM FOI MINISTRO Neste dia, há 141 anos, um interino muito especial cujo somatório de anos nos Estrangeiros apenas foi superado pelo somatório de Jaime Gama.

      João de Andrade Corvo, pela segunda vez interino neste dia 10 de Julho 1867 (uma primeira vez fora em 14 de Dezembro de 1866 já que as mãos estão metidas em velharias) teve a segunda mais longa das permanências na pasta dos Negócios Estrangeiros, em somatório de dias, meses, anos e seis tomadas de posse. Dele, dir-se-á mais lá para Setembro - há tempo. Por hoje, refira-se apenas obra publicada que deixou, porque há MNE's que também publicam, desde que o secretário-geral autorize. Para já, um romance histórico, Um Ano na Corte, em 4 volumes publicados entre 1850 e 1851 (acção em torno dos acontecimentos que provocaram a deposição de Afonso VI). Depois disso, O Sentimentalismo (1871), O Astrólogo (peça de teatro), Economia Politica para Todos (em 1881), Da Água para as Regas (1881), Roteiro de Lisboa a Goa (1882), e Estudos sobre as Províncias Ultramarinas (1884).

Sem comentários: