01 agosto 2008

ParabénsE uma noção da nau

Pois, a Nau Catrineta é um estado com direcção comercial de luxo e a mão-de-obra mais barata da Europa.
- Manuel CXXIX Paleólogo©

      • Miguel Almeida e Sousa, ministro plenipotenciário, subdirector-geral dos Assuntos Técnicos e Económicos
      • Ana Cláudia de Lema Monteiro, secretária de embaixada, em Bratislava

    OLHA QUEM FOI MINISTRO O conde do Lavradio, há 182 anos que até tem busto no Parlamento; e um Borges, há 83, de quem nem fotografia se encontra.

    1. D. Francisco de Almeida Portugal, conde do Lavradio, considerado como um dos mais hábeis diplomatas portugueses (se é que todos eles não foram e não são hábeis…), com a vitória do liberalismo foi sendo tudo em diversas cortes europeias: ministro plenipotenciário, diplomata e conselheiro de embaixada, em diversas cortes europeias. Em 1818, era conselheiro de embaixada em Madrid, em 1819, transferido para o mesmo cargo em Paris, em 1821 deveria ter partido para a capital da Áustria-Hungria mas o príncipe de Metternich não quis reconhecer um governo saído de uma revolução liberal, da qual não era apologista, e o conde do Lavradio teve que ficar em Paris, em comissão, encarregado de negociar com o ministro da Áustria-Hungria, o reconhecimento do governo liberal. As pretensões portuguesas não se concretizaram - Metternich jurara acabar com os governos liberais, e Francisco de Almeida Portugal foi convidado a tornar-se encarregado de negócios nos Estados Unidos, em 1824. E neste 1 de Agosto de 1826, assumiria a pasta dos Estrangeiros. Longa vida diplomática haveria ainda ele de viver, até 1870. E no parlamento sobrevive em busto, o que não é por acaso.

    2. Neste dia, em 1925, também foi MNE, Vasco Borges, no governo de Domingues Pereira que durou 138 dias. Desde 1920 que este Vasco Borges andava a saltitar de ministério para ministério (instrução, comércio, trabalho e repetindo comércio antes dos Estrangeiros onde bisou), apoiou o 28 de Maio e dentro disto colaborou na Nau Catrineta de António de Oliveira Salazar.

Sem comentários: