06 dezembro 2008

Akira Miwa. Novo embaixador do Japão

Akira Miwa, na breve audiência da praxe com Cavaco Silva,
após entrega das cartas credenciais em Belém


SIMPLICIDADE E ELEVAÇÃO O novo embaixador japonês em Lisboa, Akira Miwa, para se apresentar aos portugueses e eventualmente aos japoneses residentes em Portugal (que não são muitos), fê-lo no site oficial da sua missão diplomática (link na coluna ao lado). E fê-lo com aquela simplicidade que é sinónima da elevação. Quando a elevação é simples, cativa - o que muitos dos nossos diplomatas e decisores políticos não perceberam, não querem perceber e recusam perceber mal engolem um garfo.

Então, o embaixador japonês apresenta-se nestes termos:

"
Chamo-me Akira Miwa, tendo sido nomeado Embaixador do Japão em Portugal.

Cheguei a Lisboa no passado dia 14 de Outubro. Enquanto estagiário estudei a língua portuguesa no Brasil e, durante esse tempo, estive em Lisboa, em 1978, por seis meses para estudar português no âmbito do próprio estágio diplomático. Tendo passado trinta anos desde então, sinto-me extremamente feliz por poder assim voltar como Embaixador a este amável e saudoso país.

Tal como é do conhecimento geral, o Japão e Portugal comemoram, em 2010, o 150º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas. Julgo que esse ano marcante deveria constituir uma oportunidade inigualável para relembrar as nossas relações bilaterais continuadas até ao dia de hoje e pensar sobre o futuro das mesmas. Nesta perspectiva creio que será desejável aproveitar esta oportunidade para desenvolver vários eventos comemorativos no sentido de fortalecer as relações entre o Japão e Portugal. As relações entre os nossos países usufruem de uma história muito extensa, não se limitando a estes últimos 150 anos, podendo-se dizer que possuem a história de amizade em comum mais profunda dentre os países da Europa Ocidental. Ficarei muito feliz e grato se, tirando o máximo partido do ímpeto que deverá surgir na ocasião do ano comemorativo de 2010, conseguir intensificar as relações amigáveis já existentes com a vossa prestimosa ajuda e colaboração.

Akira MIWA
Embaixador do Japão, Outubro de 2008
A missão japonesa em Lisboa integra como responsáveis os diplomatas acreditados Masahiko Kobayashi (assuntos políticos), Kanako Nozawa (assuntos económicos), Yoichiro Kono (assuntos económicos e empresas japonesas), Yuichi Miyagawa (informação e assuntos culturais) e Noritaka Suzuki (assuntos consulares)

Sem comentários: