06 dezembro 2008

Jaroslav Jarúnek. Novo embaixador da Eslováquia

Jaroslav Jarúnek, novo embaixador da Eslováquia,
na primeira troca de impressões formal com Cavaco Silva

AO QUE SE SABE Jaroslav Jarúnek, em 2000, era alto funcionário do ministério da Economia em Bratislava, e, na gestão do anterior embaixador eslovaco em Lisboa, Radomír Bohác, era responsável do departamento comercial e económico da missão. Agora, acreditado como embaixador. A Eslováquia recebeu Cavaco Silva (4 e 5 de Setembro) em visita de estado e não deixa de ser oportuno lembrar o que, a propósito dessa deslocação do presidente da República, o anterior embaixador Radomír Bohác (quase cinco anos na capital portuguesa) fez publicar num mautino lisboeta, sobre o que é que a Eslováquia pode ter a ver com Portugal.

É relativamnente longo, mas vale a pena:

"
A Eslováquia tem sido considerada a "Detroit da Europa", porque os grandes investidores da indústria automóvel têm apostado neste país, como a Volkswagen, a Kia, a Peugeot-Citroën. A produção de equipamentos tecnológicos com valor económico adicionado e a criação de parques tecnológicos contribuíram para que indústrias de produção de LCD, software, se tenham instalado na Eslováquia nos últimos anos, por exemplo, a Sony e a Samsung. Factores que levam as agências internacionais a considerar a Eslováquia um país apetecível para os investidores estrangeiros. De referir que em 2007 o investimento directo estrangeiro foi de 3,32 mil milhões de euros.

Há muitas semelhanças entre os nossos dois países, em termos de desenvolvimento da história, economias pró-exportadoras, dependentes da importação de energia, especialmente óleo e gás, o que cria naturalmente condições para que as nossas relações bilaterais se tornem cada vez mais dinâmicas em várias áreas. Talvez estejamos separados por cerca de quase 3000 quilómetros, mas nos últimos anos as nossas nações percorreram juntas um longo caminho para se conhecerem melhor. Triplicámos o nosso comércio mútuo, em 2007 atingiu o volume de 230 milhões de euros, e iniciámos um novo capítulo nas nossas relações ao nível da cooperação regional. Particularmente no âmbito da cooperação entre as nossas capitais, Bratislava e Lisboa, e as nossas cidades Porto e Koice, Sintra e Altos Tatras. Estamos também a colaborar com alguma regularidade no sector do turismo - se bem que facilitariam as boas ligações aéreas -, na cultura, ciência, universidades, e definitivamente no desporto.

A embaixada da república eslovaca em Lisboa não tem site.

Sem comentários: