28 outubro 2009

Alta velocidade. Rememorando o memorando...

Mapa distribuido na cimeira luso-espanhola de 2003
Clique para ampliar



Agora que das bandas do PSD há já alguém que usa palavras passíveis de discussão e que das bandas do PS cada vez há menos quem discuta na certeza que inviabiliza quaisquer outras palavras, justifica-se que se rememore o “memorando de entendimento” – foi isto – assinado na XIX Cimeira Luso-Espanhola (Figueira da Foz, 7 e 8 de Novembro de 2003).

    No âmbito do transporte ferroviário, e no que está em questão - uma rede ferroviária de alta velocidade integrada nas Redes Transeuropeias - foram estes os termos e não outros:
    1. - Serão estabelecidas e consideradas 4 (quatro) ligações para a materialização dos corredores: Porto-Vigo, Aveiro-Salamanca, Lisboa- Madrid e Faro-Huelva.
    2. - O desenvolvimento temporal das referidas conexões realiza-se conforme o seguinte calendário: 2010 para a ligação Lisboa-Madrid; 2009 para a ligação Porto-Vigo e 2015 para a ligação Aveiro-Salamanca; a ligação Faro-Huelva será planeada em função dos resultados dos estudos a desenvolver, de forma a que a ligação possa estar concluída antes de 2018.
    3. - Estudar-se-á a viabilidade de que, com o objectivo temporal de 2015, o corredor Aveiro-Salamanca seja para tráfego misto, definindo-se, oportunamente, o ponto de união das duas redes nacionais, prestando-se especial atenção à interoperabilidade.
    4. - Os estudos a desenvolver por cada um dos Países serão coordenados pela Comissão Mista (a nomear pelos dois Governos), que servirá de garante à obtenção de traçados que permitam tempos-objectivo de percurso entre “Lisboa e Madrid” e “Porto e Madrid” da ordem das 2 horas e 45 minutos pelo que as velocidades de traçado serão ajustadas à obtenção destes tempos de viagem.
    5. - A conexão do corredor Lisboa-Madrid será feita nas imediações das cidades de Elvas e Badajoz.

Sem comentários: